A correta mastigação dos alimentos é importantíssima para o bem estar e qualidade de vida. É a fase inicial do sistema digestivo, que se inicia na boca, se estende até o estômago e termina com a absorção dos nutrientes no intestino delgado.
Quando não mastigamos os alimentos corretamente estamos agredindo aos órgãos ligados ao aparelho digestivo. A consequência imediata dessa agressão reflete diretamente na digestão incompleta, prejudicando na aquisição de nutrientes e comprometendo no crescimento muscular.
Não somente a alimentação está relacionada ao prazer, mas a própria mastigação em si. Quando mastigamos mais vezes os alimentos naturalmente aumentamos a concentração no ato de comer e prolongamos sua duração e assim usufruímos de todo o prazer proporcionado pelos diferentes sabores e texturas dos alimentos.
A mastigação tem sua importância desde a nossa infância no desenvolvimento do músculo da face, dentes e crescimento corporal.
Nem sempre percebemos a maneira como estamos mastigando um alimento e quantas vezes mordemos cada pedaço de comida.
Cada grupo de dentes tem uma função na mastigação. Os dentes anteriores tem a função de cortar. Os caninos rasgar os alimentos e os molares e pré- molares tem a função de triturar. A falta de um dente pode ser muito prejudicial.
A função é prejudicada por diversos motivos, dentre eles a perda de um dente ou mais e a dificuldade de oclusão dentária. Se isso ocorrer, com o passar do tempo o paciente poderá apresentar dor de estômago e contratura abdominal ,já que o alimento que vai ao estômago não chega totalmente triturado.
Para digerir os alimentos , o estômago tem que liberar substâncias ácidas em excesso. Mastigação ineficiente leva um menor aproveitamento dos nutrientes dos alimentos (vitaminas, sais minerais, proteínas, etc,,) podendo provocar gastrite e úlceras.
A ausência de dentes, próteses móveis e posições incorretas dos dentes, são intercorrências que causam muitas dificuldades no ato mastigatório, podendo trazer, como consequências:
Uma mastigação correta está diretamente ligada ao tempo e a correta oclusão dentária o que favorece totalmente na trituração dos alimentos. Portanto, recomenda-se evitar perdas dentárias, manutenção ou troca de prótese móvel, no caso de desgastes naturais e manter uma oclusão ajustada à condição mastigatória.
A visita periódica ao dentista para uma “check up” e revisão ajudam a manter a saúde oral em dia e evitar doenças provocadas pela inadequada mastigação.
A dica para evitar a má digestão e manter o aparelho digestivo em pleno funcionamento é:
Fique atento a essa dica e desfrute dos prazeres alimentares.
Então, o que achou dessa dica? Comente abaixo e, se precisar estamos a sua disposição.