Quem nunca sofreu com os incômodos das aftas? Certamente que o momento mais difícil das aftas é justamento na hora da alimentação. Bem, então vamos apresentar agora algumas causas mais frequentes no surgimento das aftas:
– A genética é uma das causas – nesse caso não há como controlar fatores genéticos, o que se pode fazer é evite alimentos ácidos e apimentados para minimizar o surgimento das aftas.
– As Deficiências nutricionais também é outra causa, que pode ser provocada pela ausência de vitamina B 12, zinco, ferro e folato. Essas ausências podem favorecer o surgi-mento das aftas.
– Fatores psicológicos também podem ser geradores de aftas, tais como: ansiedade e estresse. Esses dois distúrbios podem diminuir a imunidade aumentando as chances de infecções, bem como, também podem causar ressecamento da boca.
– A Doença Celíaca pode ser uma das causas do surgimentos de aftas. A intolerância ao glúten, pode não causar aftas, mas pode ser um sinal da doença.
– A Mordida na língua ou na bochecha são causas muito frequentes – para essas situações, quando ocorre com muita frequência, é muito importante procurar o dentista para uma avaliação da mordida, pois a falta da boa oclusão dental pode estar causando constantes mordidas nas bochecha ou na língua.
– A AIDS é outro forte indicativos para o surgimento das aftas – pois trata-se de baixa imunidade e ressecamento da saliva por ocasião de medicamentos .
– Por último temos, como causa do surgimento de aftas o uso de aparelho dentários – o atrito da mucosa oral com o aparelho pode causar aftas. Essa é uma causa bastante frequente com pessoas que usam alguns tipos de aparelhos. Nesse caso recomenda-se retornar ao ortodontista que irá auxiliar na solução do problemas.
Essas dicas devem ser consideradas e tratadas de forma que o incômodo com as Aftas deixe de ser algo restritivo em sua vida e, em sua alimentação.
Acesse: https://www.implantomed.com.br/senior/
RT Dra Sheila Mendes Batista – CRO-DF 3949/IE 3232 – Tel.: (61)3345-4311 – Whatsapp 99128-8349.