A boca seca é caracterizada pela diminuição ou interrupção da secreção de saliva que pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum nas mulheres idosas. Deve ser monitorada para não causar efeitos mais graves na saúde bucal.
A boca seca é uma doença também conhecida pelo nome xerostomia, pode ter diversas causas e seu tratamento consiste em aumentar a salivação com medidas simples ou uso de medicamentos sob orientações médicas.
A saliva desempenha um importante papel na proteção da cavidade bucal contra infeções por fungos, vírus ou bactérias que causam cáries e mau hálito. Além disso, lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar o alimento numa massa fácil de ser digerida.
Ajuda também a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede).
Diariamente, passam pela boca de 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.
A pessoa irá identificar a xerostomia quando tiver a sensação de secura e pegajosidade na boca, mau hálito frequente, gosto metálico no paladar e dificuldade para mastigar.
Os lábios rachados e sensação de secura na garganta são sinais para se perceber o problema.
1- Doenças autoimmune:
As doenças autoimunes são causaras pela produção de anticorpos contra o próprio organismo,levando a inflamação de algumas glândulas do corpo,por exemplo a glândula salivar,levando o ressecamento da boca.
Algumas doençascomo Lúpus Eritematoso Sistêmico e Síndrome de Sjorgren,que além de boca seca podem causar conjuntivite,sensação de areia nos olhos e cáries.
2- Deficiências nutricionais:
A falta de vitamina A e do complexo B podem ressecar a boca e levar o surgimento de feridas na boca e língua.
3- Problemas na tireóide:
A tireoidite de Hashimoto inflamação na tireóide que causa o hipertireoidismo.
4- Uso de medicamentos:
O uso de antidepressivos,antipsicoticos,anti-hipertensivo e remédios para o câncer.Alem de medicamentos na radioterapia( quando realizada na cabeça e pescoço)
5- Alterações hormonais:
Durante a menopausa e gravidez , pode causar uma série de desequilíbrio no organismo da mulher.
6- Problemas respiratórios:
Desvio de septo ou obstrução das vias aéreas,por exemplo,pode fazer com que a pessoa passe a respirar pela boca, ao invés do nariz,provocando boca seca.
7- Hábitos de vida:
Hábitos como fumar ,beber em excesso,comer muitos alimentos ricos em açúcar podem intensificar o problema.
O tratamento pode ser feito de forma a aumentar a secreção salivar:
– Mau hálito
– Desenvolvimento de doenças na gengiva
– Úlcera na boca
– Crescimento de placa bacteriana.
Consulte o seu dentista e médico se estiver sofrendo desse problema e monitore o que você bebe e come.
Referências: Porter SR ,Scully C,Hegarty AM : An update of the etiology and management of xerostomia.Oral Surg oral mês Oral pathos oral Rádio I endod 97:28-46, 2004.