O flúor é, sem dúvida, a substância mais utilizada no combate contra as cáries. Porém, alguns especialistas alertam para o perigo da combinação do teor de flúor da água com o dos cremes dentais comuns, que muitas vezes é ingerido pelas crianças durante a escovação, e pode levar à fluorose dental.
No mercado, pode-se encontrar alguns produtos que apresentam alternativas para o flúor, com a mesma função de combate às cáries, como a clorexidina, xilitol e a malva.
Segundo a Dra. Christiana Murakami, a clorexidina está presente em alguns enxagüatórios bucais e em formas de aplicação profissional, isto é, pelo dentista. Ela é bactericida, mata e diminui a quantidade de bactérias.
O xilitol, um adoçante natural encontrado em plantas, é um outro aliado no combate às cáries, pois tem capacidade de reduzir a incidência da doença, inibindo o crescimento da bactéria que causa a cárie. A substância é utilizada em produtos como chicletes e pastas de dente infantil.
“Outra substância presente em algumas pastas de dente e enxagüatórios é a malva, que possui principalmente um efeito antiinflamatório sobre a gengiva, porém, não possui efeito comprovado sobre as bactérias que causam a cárie”, diz a dentista.
É importante lembrar que essas sustâncias alternativas, assim como o flúor, não devem ser utilizadas sem a orientação de um profissional, pois se ingeridas em excesso podem prejudicar a saúde das crianças.