Os dentes do siso geralmente nascem dos 16 a 20 anos de idade. Como são os últimos dentes permanentes a aparecer, acabam por não terem espaço na boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que eles fiquem inclusos (presos abaixo do tecido gengival por outros dentes ou ossos) ocorrendo inchaço ou flacidez.
Recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser removidos, pois dentes removidos antes dos 20 anos têm raízes em menor estágio de desenvolvimento e causam menos complicações.
O método de extração é iniciado com anestesia local. Logo após, o dente é removido e os pontos são dados, mas esta técnica varia de acordo com a posição do dente. Após a operação é preciso que o paciente fique em repouso e faça compressas de gelo o máximo que puder, tome antibióticos ou anti-inflamatórios e consuma alimentos pastosos e frios. Depois de uma semana os pontos são retirados.
A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.