Atualmente, a resolução estética de casos anteriores pode ser considerada um dos principais desafios da Odontologia moderna.
Para estes casos, todo e qualquer tratamento deve ser planejado cuidadosamente, e a indicação deve sempre priorizar a preservação dos tecidos naturais.
Assim, as facetas laminadas, ou “lentes de contato”, e fragmentos cerâmicos representam uma opção de tratamento com grande potencial de resolução estética minimamente invasiva. Sua espessura, que pode variar de 0,1 a 0,5 mm, a torna uma modalidade de tratamento indicada para ser cimentada sobre o esmalte com um mínimo ou nenhum desgaste de estrutura. Isso, associado aos eficientes sistemas adesivos disponíveis atualmente no mercado, possibilita alta taxa de sucesso das facetas laminadas, quando indicadas e realizadas de modo correto e responsável.
Nesse sentido, os laminados cerâmicos apresentam diversas vantagens, pois possuem características de adesividade ou esmalte, ou seja, podem ser coladas ao esmalte dental, o que possibilita a obtenção de preparos mais conservadores. Além disso, associam também outras vantagens já conhecidas das cerâmicas, como a estabilidade de cor, alta resistência e durabilidade, expansão térmica e rigidez semelhante ao esmalte dental. A alta biocompatibilidade deste material também o torna atraente do ponto de vista periodontal.
Dr.a Sheila Mendes Batista
Dentarios Especialista los Implantes (CRO-DF: 3949)