Determinadas situações orgânicas podem fazer com que o dente fique pigmentado, com manchas intrínsecas ou extrínsecas.
Os dentes podem apresentar uma alteração de sua cor natural, podendo assumir uma coloração de tom esverdeado, alaranjado, cinzento ou quase preto. Essa coloração pode ser advinda de manchas ou depósitos no esmalte, do lado de fora do dente ou por dentro dele, fazendo parte de sua constituição interna.
Depósitos sobre os dentes são denominados “manchas extrínsecas”, ou seja, manchas que não pertencem à essência do dente. Quando a mudança de cor for decorrente de uma alteração interna trata-se “manchas intrínsecas”, ou dentes pigmentados, vale dizer, há uma formação ou um acúmulo de pigmento na estrutura dentária.
Um tratamento que cure ou reverta o manchamento por tetraciclina não existe. Porém, é possível melhorar a estética dos dentes através de clareamentos dentários e facetas (restaurações que cobrem toda a parte da frente dos dentes anteriores).
Se você acha que tem os dentes manchados tetraciclina ou quer tirar a dúvida, procure um dentista. Ele orientará você sobre como agir nesse caso.