Atualmente, a busca pela estética está presente no comportamento das pessoas. Tanto nos grandes centros urbanos como nas pequenas cidades é cada vez mais comum observar academias, clínicas de estética e salões de beleza cada vez mais lotados. E com a odontologia não é diferente. Cada vez mais pacientes procuram clínicas odontológicas não por terem problemas odontológicos, mas sim para melhorar a estética dental, consequentemente, a aparêcia facial.
Frente a esse grande movimento, soluções restauradoras para problemas de estética vem sendo desenvolvidas com grande intensidade. E uma das alternativas são as resinas compostas utilizadas em pequuenas restaurações e facetas. As facetas de resina são confeccionadas em uma única sessão após o diagnóstico, onde os dentes do paciente são moldados e um molde é confeccionado. Nesse molde são feitas todas as mudanças estéticas necessárias através de um guia de silicone, após as mudanças o molde é transferido para a boca do paciente.
As resinas compostas são materiais a base de polímeros com uma quantidade de vidro, mas com base plástica. Sendo assim, é necessário um repolimento a cada 10 ou 12 meses, devido à perda do brilho superficial, o que não ocorre com as porcelanas.
Com essa solução não é necessário mexer nos dentes saudáveis, podendo fazer mudanças sempre que necessário e trocando o seu sorriso em apenas uma sessão.