A dor de dente é uma das dores mais comuns nos seres humanos.
Cerca de 25% das pessoas, incluindo crianças e adultos, sofrem com a dor de dente.
As causas são várias, indo dos traumas até à sensibilidade causada pela alteração de mineralização dentária.
As causas podem estar relacionadas a diversas partes da boca , incluindo cáries, problemas periodontais ( GENGIVAS), problemas endodôntico (CANAL), traumas, problemas oclusais etc.
As cáries são as responsáveis pelo maior motivo de dor dente, pois causam desmineralização do esmalte dentário e vão permitindo que bactérias cheguem mais perto do nervo, provocando a dor de dente . Uma das principais bactérias RESPONSÁVEIS PELA CÁRIE É Streptococcus mutans, que pode ser facilmente combatida com uma higiene bucal adequada.
O segundo maior motivo de dores de dente são as doenças gengivais. Inicialmente começam com uma inflamação na gengiva causando sangramento e ficando com uma cor mais avermelhada . Em um estágio mais avançado, evolui para um quadro de mobilidade dental e abscesso com dor intensa.
Outros problemas de dores podem estarem associados a próteses mal adaptadas, fratura de raiz, inflamações ao redor do implante dentário e etc.
Dores na região da articulação temporomandibular são menos incomum do que se imagina devido a má oclusão, bruxismo e stress diário.
Uma vez com a dor, o ato de deitar intensifica esse mal, pois quando deitamos o fluxo sanguíneo na cabeça aumenta, aumentando a pressão na polpa dental.
A dor de dente deve ser tratada assim que possível , para evitar infeccões. Se a infecção se espalhar para os seios nasais ou para o osso do maxilar, pode levar a uma sepcemis (alastramento para o corpo da infeccão).
Se o dente estiver infectado, pode precisar de antibióticos. Se a dor de dente não puder ser tratada, provavelmente o dente poderá ser extraído.
O dentista deverá localizar a dor, realizar um exame clínico criterioso, exames radiográficos , medicar e se possível iniciar o tratamento imediato afim de erradicar a causa da dor dentária.
A prevenção ainda é o melhor remédio e deve ser sempre o melhor caminho para evitar transtornos de dores de dente. Consulte o dentista regularmente para realizar uma profilaxia bucal. Mantenha uma boa higiene bucal e alimentação saudável. E, não espera a dor ficar insuportável para procurar o dentista e nem tome medicação sem orientações profissionais.
Então, o que achou dessa dica? Comente abaixo e, se precisar estamos a sua disposição.