Mau hálito ou halitose não é uma doença, é apenas um sinal de que algo no organismo não está equilibrado e que deve tratado.
O mau hálito pode ser causado por vários motivos, mas as origens são somente duas: bucal ( 90 a 95%) ou extra-bucal (5 a 10%). Dentre as causa mais comuns originadas na cavidade bucal, temos a saburra lingual, que é uma placa bacteriana que se acomoda em cima ou no fundo da língua que se dá quando a quantidade de saliva diminui. Diferente do que muitos pensam, o estômago não causa halitose. Há uma raro caso de Diverticulose esofágica ou ainda devido a arrotos, mas nesses casos o odor é momentâneo e passageiro.
Prevenção
É necessário uma série de cuidados para evitar o mal cheiro:
– Faça uma boa higienização dental após todas as refeições
– Faça a limpeza da língua delicadamente para não causar lesões
– Faça refeições regulares para estimular a produção da saliva
– Beba bastante água, pois aumenta a produção de saliva e hidrata o organismo e a boca evitando a formação de placas bacterianas
– Evitar o consumo excessivo de alimentos que possam alterar o odor do hálito
Tratamento
O tratamento é feito através de uma consulta com um profissional na área de saúde bucal que fará um questionário bem detalhado (anamnese) e detectará por qual motivo é causado o odor. O questionário vai de perguntas sobre a saúde odontológica até testes e avaliações da quantidade de derivados de enxofre produzidos na boca, por exemplo.
Profissionais podem solucionar o problema, mas é fundamental que o paciente faça a manutenção dos resultados seguindo os tópicos de prevenção.
Fonte: www.mauhalito.com.br